quarta-feira, 11 de novembro de 2009
Consequências da Guerra:
Como é de esperar a Guerra teve as suas consequências ficando uns mais prejudicados que outros.
Incrivelmente os mais prejudicados com a guerra foram as crianças e as mulheres sendo mal tratadas e na maioria dos casos acabavam por ir parar a câmaras de gás onde morriam sem saber porquê...
As principais consequências da Segunda Guerra Mundial foram:
• A redefinição da ordem mundial em favor das super potências: Os Estados Unidos, que confirmam o seu poder no bloco capitalista. A União Soviética, que emergiu como potência de primeira grandeza, exercendo uma considerável influência na Europa Oriental. Essas duas super potências tornaram-se os grandes líderes políticos mundiais, reunindo em torno de si diversos países.
• Um declínio da influência política, económica e mesmo cultural da Europa. A Europa mergulhou numa crise profunda. As antigas potências mundiais, Inglaterra e França, perderam suas posições para os já falados Estados Unidos e União Soviética. A posição de centro de civilização que a Europa tinha antes da guerra foi completamente perdida para esses países.
• O avanço das técnicas militares de destruição. Aos instrumentos tradicionais de guerra, foram somados novos tanques, foguetes, radares, aviões, submarinos, e finalmente a bomba atómica.
• A fundação da ONU, a Organização das Nações Unidas. Essa organização foi criada em 1945. A ONU é um organismo mundial, que inicialmente reunia 26 nações, que firmaram a Carta das Nações Unidas. Essa Carta entrou em vigor no dia 24 de Outubro de 1945, e tem por objectivos principais: servir de mediador nos conflitos entre países para evitar desfechos mais graves como a Segunda Guerra Mundial; manter a paz mundial; desenvolver a solidariedade entre as nações; estimular o progresso mundial; e promover o respeito pela dignidade da pessoa humana. A sede da ONU é em Nova Iorque, nos Estados Unidos, mas a área em que se situa é considerada território internacional, com leis próprias, bandeira própria e serviços de segurança e de comunicação independentes.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário